Ir para a Home Page

Sobre Mendel

Montagem de imagens de mendel em estilo pop art

As leis de Mendel foram definidas com base em estudos com ervilhas entre 1856 e 1865. O seu trabalho tinha sido ignorado toda a sua vida. Contudo, a descoberta de leis da hereditariedade, transformaram a biologia e traçaram as bases da genética.

Ao longo de sete anos, entre 1856 a 1863, Mendel cruzou e produziu híbridos de plantas com características distintas. Fez experiências entre plantas altas e plantas pequenas, com ervilhas amarelas e ervilhas verdes, entre outros. Com surpresa verificou que as características não se atenuavam, mas se mantêm distintas: o rebento híbrido de uma planta alta e de uma pequena era sempre alto, não médio.

Mendel deduziu a lógica que suporta estes acontecimentos. Cada planta ou mamífero tem dois "pais", e cada um contribui com características para as gerações seguintes. Na prática, ainda que uma característica desapareça na segunda geração, ela vai aparecer em alguns indivíduos da terceira geração. Conclui-se que a segunda geração ainda contenha "informação" para produzir rebentos com determinada característica que aparentemente (morfologicamente) não possui.