Ir para a Home Page

O que foi o projecto Mokidros?

Foto estado pré-pupa

Como resultado do desenvolvimento de trabalhos do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) nasceu, em 2006, o projecto Mokidros que pretendeu aplicar esses trabalhos de investigação nas escolas.

Com o Mokidros pretendemos divulgar uma nova e necessária ideia de participação na actividade científica e laboratorial. Para essa nova concepção em muito contribui a disciplina de Área projecto, que permitiu aos alunos desenvolverem, com mais tempo e atenção, o seu trabalho. Assim, recorremos ao modelo biológico Drosophila.

A metodologia aplicada permitiu uma transferência de Know-how entre o Laboratório Associado e as escolas. Ao fazer a compilação dos protocolos já existentes e associando a sua utilização em sala de aula, assumimos o compromisso de complementar o ensino teórico com uma prática associada ao trabalho laboratorial. Para tal, foram montadas, no ano lectivo de 2006/2007, uma estação de trabalho em cada escola envolvida no projecto com vista à criação e análise de moscas do vinagre.

Os professores envolvidos no projecto e os seus alunos foram os responsáveis pela manutenção das estações de trabalho. Os alunos participaram neste atelier em regime de tutoriado, permitindo, desta forma, ganharem maior autonomia e conhecimentos no que diz respeito ao trabalho laboratorial.

O MoKidros terminou em 2009 mas o conceito do projecto e a colaboração entre o IBMC e as escolas mantêm-se activos.